Fundamentos de Gestão de Projectos

Destinatários:
Elementos de equipas que começam a assumir funções de gestores de projeto, gestores de equipa, diretores funcionais e outros stakeholders que interagem frequentemente em ambiente de projeto.
 
Objetivos Gerais:
Este curso tem como objetivo transmitir aos participantes os conhecimentos fundamentais da gestão de projetos, com base nas melhores práticas definidas no principal standard do mercado – o PMBOK® Guide Fifth Edition
Este curso foi concebido especificamente para auxiliar o participante a passar o exame de certificação CAPM® – Certified Associate in Project Management.
 
Objetivos Específicos:
No final do curso, os participantes estão aptos a:
  • Recorrer ao MS Project Professional como instrumento de apoio à seleção, planeamento e controlo de projetos.
  • Consolidar e sedimentar os conhecimentos adquiridos através de exercícios e casos de estudo.
  • Candidatar-se ao Exame CAPM® – Certified Associate in Project Management e obter a certificação com sucesso
Conteúdo Programático:
O modelo conceptual da gestão de projetos:
contexto, processos, e metodologias.
Definição de projeto; Características e importância para as organizações; Em que consiste a gestão de projetos; Restrições e premissas dos projetos; Stakeholders dos projetos; Ciclo de vida dos projetos; Que tarefas se levam a cabo em cada fase; Quem deveria estar envolvido em cada fase; Os processos chave do PMBOK® Guide Fifth Edition: integração; âmbito; prazos; custos; qualidade; recursos humanos; comunicação; riscos; contratações/compras.
Critérios e ferramentas da iniciação do projeto :
Análise de necessidades; Como estabelecer objectivos claros para o projeto; Definição dos requisitos do projecto; Considerações estratégicas, organizacionais e de competências a analisar ao iniciar cada projeto; Construção do business case do projeto; Avaliação financeira; Avaliação do risco;
Planeamento e organização detalhada do projeto :
Descrição e planeamento do âmbito do projeto; Requisitos do produto; Restrições e premissas do projeto; Factores críticos de sucesso; Procedimentos para controlo de alterações; Estrutura da equipa e recursos internos/externos; O fator humano: a equipa e a sua dinâmica; Comunicação e documentação do projeto: que informação criar sobre o projeto e a quem se deve distribuir; Ferramentas para desenvolver o cronograma do projeto: desenvolvimento de um WBS (Work Breakdown Structure), diagramas de rede (CPM) e de GANTT; Análise do caminho crítico e otimização do cronograma chave do projeto: prazos, custos e recursos; Análise de risco; Estabelecimento do plano base (baseline); Aprovação e divulgação do projeto pelos stakeholders.
Monitorização e controlo do projeto. Encerramento do projecto :
Medição do progresso; Reuniões de progress review; Controlo das alterações ao plano base; Controlo dos desvios no projeto através do método do Earned Value; Conclusão do projecto; Verificação do âmbito; Encerramento administrativo; Encerramento legal (contratos); Análise do sucesso do projeto; Lições aprendidas e transferência para futuros projetos.
 
Certificação:
Para obter a certificação CAPM, os candidatos deverão candidatar-se ao exame. Para isso, os candidatos deverão compreender não somente o standard definido no PMBOK Guide mas também como esses princípios devem ser aplicados na prática. O exame poderá ser efetuado em centros autorizados Prometric, reconhecidos pelo PMI em Lisboa e Luanda.