Gestão e Resolução de Conflitos

Destinatários:
Formadores que necessitam de aprefeiçoar as suas competencias a nível do desenvolvimento pessoal, de forma a gerir situações conflituosas.
 
Pré-requisitos:
Não existem.
 
Objetivos Gerais:
Fornecer aos formadores as capacidades adequadas para saber gerir situações de conflito durante as acções de formação.
 
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos estarão aptos a:
  • Compreender o conceito de conflito
  • Desenvolver estratégias na gestão de conflito
  • Entender as diferentes fases na gestão de conflito
  • Identificar posturas inibidoras à gestão num conflito
Metodologia da Formação:
A formação será presencial baseada em trabalhos em grupo e individuais e simulação de casos práticos.
 
Conteúdo Programático:
Compreender o conflito :
Definir conflito
Conhecer os diferentes tipos de conflito e as suas causas (individuais, interpessoais e organizacionais)
Desenvolver estratégias na gestão de conflitos :
Assertividade e cooperação
Como escolher a estratégia adequada em função da situação e dos objectivos
As diferentes fases na Gestão de Conflito :
Realizar um diagnostico
Estabelecer um Plano
Preparar uma estratégia
Implementar a estratégia
Identificar posturas inibidoras á gestão num conflito :
Postura Dominadora e Apaziguadora
Reconhecer reacções frequentes à situação de frustração (agressividade, fuga, repressão, projecção, integração, resignação, racionalização, compensação, transferência).