Identificação, Análise e Melhoria de Processos

Destinatários:
Gestores de Processos e profissionais envolvidos na Identificação, Análise, Melhoria e Gestão de processos.
 
Pré-requisitos:
Não existem.
 
Objectivos Específicos:
No final da acção os participantes deverão ter:
  • Adquirido conhecimentos associados à análise e melhoria de processos
  • Desenvolvido competências complementares de análise de processos;
  • Desenvolvido competências que lhes permitam conceber e formular propostas de melhoria de processos;
  • Adquirido conhecimentos e competências, que lhes permitam participar proactiva e eficazmente em projectos de melhoria de processos.
Metodologia da Formação:
Acção desenvolvida com base na apresentação de um caso prático que decorre em paralelo com a apresentação dos conceitos teóricos.
 
Conteúdo Programático:
Conceitos :
O que é um processo; Hierarquia e tipologia de processos;
Gestão funcional vs. gestão por processos; Ferramentas de recolha e análise de informação.
Identificar processos :
Identificar processos alinhados com a estratégia; Metodologia Top-down e Bottom-up; BSC e BPM; Critérios de selecção dos processos
Analisar processos :
Identificar requisitos e objectivos dos processos – Os Stakeholders; Caracterizar os processos – Modelo IDEF e outras abordagens; Analisar os Gap’s – Análise Quantitativa e Qualitativa – Tempo, Custo, Valor, Causa; Regras de Negócio
Melhorar processos :
Gerar um conjunto de medidas alternativas; Avaliar o conjunto de medidas alternativas; Propor as soluções
O projecto de abordagem de processos na Organização;
Metodologia e FCS; A transição de projecto para processo; A gestão da mudança; O modelo de Governo.