Introdução ao ITIL

Destinatários: 
Este curso destina-se a profissionais da área de Outsourcing Especializado.
 
Pré-Requisitos :
Formação inicial e experiência de trabalho em clientes.
 
Objetivos Gerais :
Transmitir aos participantes os conceitos essenciais do ITIL.
 
Objetivos Específicos :
 No final do curso os participantes deverão ter competências para:
  • Compreender os conceitos e metodologia ITIL;
  • Aplicar as boas práticas ITIL;
  • Participar no desenho de serviços e processos associados
Modalidade da Formação :
 Formação para melhoria das capacidades e desempenho nos projectos em que estão envolvidos.
 
Forma de Organização da Formação :
Formação presencial em sala.
 
Conteúdo Programático :
Perspectiva global orientada para técnicos das áreas de TI e responsáveis das áreas de negócio.

Formação mais específica para os técnicos de TI:

  • Introdução, gestão por processos, planeamento dos serviços
  • Desenho dos serviços, catálogo de serviços e processos associados
  • Transição, gestão da mudança, de bens e de configurações
  • Operação, service desk, gestão de incidentes, problemas, ocorrências e acessos
  • Melhoria contínua e considerações práticas e tecnológicas
Metodologia da Formação :
 O curso será presencial, com a exposição de assuntos teóricos, discussão de casos ilustrativos e teste para autoavaliação dos conhecimentos adquiridos.
 
 
Critérios e Metodologias de Avaliação:
A Reditus para aferir o grau de satisfação dos formandos e formadores recorre, no final da formação aos seguintes inquéritos por questionário:
    Avaliação da Ação pelo Formando – o formando avalia no final da formação o programa de formação, o desempenho do formador, o acompanhamento pedagógico, os métodos pedagógicos, os recursos técnico-pedagógicos e as instalações;
    Avaliação da Ação pelo Formador - o formador avalia o programa de formação, o perfil dos participantes e propõe melhorias caso considere oportuno.
 
No final da formação, o formador avalia os formandos individualmente, tendo em consideração:
·       Interesse demonstrado pela matéria (incluindo o interesse pela atividade de auditoria Interna)
·       Participação/Aplicação (e disponibilidade para agendamento de auditorias)
·       Capacidade de apresentação de conhecimentos (e de aplicação em contexto de trabalho)
·       Relacionamento Interpessoal (com a equipa auditora e com os auditados)
·       Pontualidade
 
Recursos Pedagógicos: 
A fim de permitir que os formandos tenham acesso à informação que lhes permita atingir os objectivos específicos da formação, a Reditus entrega a cada um dos formandos, em formato digital um manual do curso e os suportes formativos, que serviram de complemento à formação.                                                                                                                                                                                                                                                                Caso se justifique a Reditus coloca à disposição do formador um conjunto de orientações e instrumentos de apoio ao desenvolvimento de um programa ou módulo de formação, que o ajudarão a planificar a acção, facilitando o processo de transmissão de conteúdos e conhecimentos e favorecendo a avaliação dos resultados de aprendizagem. Destacam-se, entre eles, os planos de sessão e os guiões de exercícos.