Liderar com Inteligência Emocional

Destinatários:
Supervisores e Coordenadores de Equipas.
 
Pré-requisitos:
Não existem.
 
Objectivos Gerais:
Dotar os profissionais de competências para desenvolver profissionalmente os seus colaboradores.
 
Objectivos Específicos:
No final do curso os participantes deverão ter competências para:
• Desenvolver competências emocionais para facilitar o trabalho de equipa, o entendimento e a cooperação.
 
Modalidade da Formação:
Formação contínua/actualização de conhecimentos. 
 
Metodologia da Formação:
O formador recorrerá aos métodos demonstrativo, expositivo e ativo de forma a facilitar a aprendizagem e a interação entre o formador e formandos.
 
Conteúdo Programático:
  1. Acolhimento – apresentação do formador e formandos
  2. Apresentação dos objetivos gerais e específicos do curso
  3. Compreender o funcionamento das diferentes competências emocionais
  4. Identificar situações profissionais em que é fundamental utilizar as competências da Inteligência Emocional
  5. Desenvolver as competências emocionais
  6. Encerramento da ação
 
Critérios e Metodologias de Avaliação:
A Reditus para aferir o grau de satisfação dos formandos e formadores recorre, no final da formação, aos seguintes inquéritos por questionário:
    Avaliação da Ação pelo Formando – o formando avalia no final da formação o programa de formação, o desempenho do formador, o acompanhamento pedagógico, os métodos pedagógicos, os recursos técnico-pedagógicos e as instalações;
    Avaliação da Ação pelo Formador - o formador avalia o programa de formação, o perfil dos participantes e propõe melhorias caso considere oportuno.
 
No final da formação, o formador avalia os formandos individualmente, tendo em consideração:
·       Interesse demonstrado pela matéria (incluindo o interesse pela atividade de auditoria Interna)
·       Participação/Aplicação (e disponibilidade para agendamento de auditorias)
·       Capacidade de apresentação de conhecimentos (e de aplicação em contexto de trabalho)
·       Relacionamento Interpessoal (com a equipa auditora e com os auditados)
·       Pontualidade
 
Recursos Pedagógicos:
A fim de permitir que os formandos tenham acesso à informação que lhes permita atingir os objetivos específicos da formação, a Reditus entrega a cada um dos formandos, um dossier com a apresentação do curso, o manual do curso e um caderno de exercícios.
Caso se justifique a Reditus coloca à disposição do formador um conjunto de orientações e instrumentos de apoio ao desenvolvimento de um programa ou módulo de formação, que o ajudarão a planificar a ação, facilitando o processo de transmissão de conteúdos e conhecimentos e favorecendo a avaliação dos resultados de aprendizagem. Destacam-se, entre eles, os planos de sessão e os guiões de exercícios.
 
Espaços e Equipamentos:
A formação decorrerá em salas com área útil mínima por formando de 3 metros quadrados, com condições de higiene e segurança e ambientais adequadas e com o mobiliário suficiente e bem conservado. No que diz respeito ao equipamento de apoio a sala estará equipada com um vídeoprojector, uma tela de projeção e um flipchart.